sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ICED: ALUNOS COM MEDO SEREM PASSADOS PARA TRÁS


Vai ser Diploma ou Certificado?????

Os alunos do Curso de Graduação em Pedagogia da instituição ICED -Instituto Cearense de Educação do Polo de Camocim estão em pavorosa, pois já é bem a quarta vez que é prometido a entrega do documento de conclusão do curso pela senhora Georgia – Coordenadora do ICED, sendo que até hoje nada foi entregue aos formandos. Tem ainda a questão, de ainda existir turma que está a mais de ano esperando pelo documento.
Segundo informações obtidas por este blogueiro, faz temo que está sendo prometido a entrega do documento que comprova a conclusão do curso de Graduação em Pedagogia pelas turmas 1, 2 e 3. Sendo que até o presente o momento, nada foi entregue aos alunos das referidas turmas que já concluíram todas as disciplinas. Outro problema é a duvida sobre que tipo de documento eles vão receber pela conclusão do curso, pois, segundo informações repassadas pelo representante do ICED em Camocim, o senhor Jair Alexandrino, os alunos vão receber um “CERTIFICADO”. Isso é estranho, pois o Certificado é um documento fornecido para certificar ou comprovar que alguém participou de algum evento, como congresso, simpósio, encontro, ciclo de estudos, palestra, conferência, ou de algum curso de extensão cultural ou de nível secundário, como supletivo. O certificado é registrado na própria instituição que o emitiu e não necessitam estarem regulamentados em um órgão específico para a sua emissão. Por ser um curso de Nível Superior, neste caso, Graduação em Pedagogia – Licenciatura, o documento que deveria e deve ser entregue aos formandos, é um “DIPLOMA”. Pois o diploma, é que é o documento formal para está situação. Ele é emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos, habilitando seu titular ao exercício de uma profissão. Os mesmos são emitidos para comprovar a conclusão em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os diplomas devem serem expedidos para cursos reconhecidos por lei e quando registrados terão validade nacional. Se essa informação fornecida pelo representante do ICED for verdade, os alunos podem estão sendo enganados e receberão um documento que não tem validade para efeito profissional. Vale salientar que muitos alunos são professores da Rede Pública e Particular e estão necessitando desse documento para regularizarem suas situações funcionais junto as suas escolas. Outro coisa, é que os alunos pagaram por esse curso 48 parcelas com valor médio de R$ 150,00, que é um investimento muito alto, para que o retorno não seja compensatório. Já tem aluno pensando em acionar a Justiça, para que seja possível o recebimento do documento. Um desses alunos, é a senhora Joelita Pereira Cunha, que me informou que já entrou em contato com um advogado, aqui de Camocim, para ver quais as medidas cabíveis e que poderia ser tomadas nessa situação. Ela ainda falou que foi ao ICED em Fortaleza, e que recebeu a promessa, diretamente da senhora Georgia – Coordenadora do ICED, que os documentos de comprovação da conclusão do curso serão entregues, as três turmas, no começo de Janeiro de 2017, e que não foi efetuado ainda, devido o atraso na entrega dos mesmos pela Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos-EBCT (Correios). Segunda ela, a coordenadora, falou ainda, que como o ICED vai ficar de recesso durante o Natal e Ano Novo, a entrega pode demorar um pouco mais.
Agora, com a palavra os demais alunos e o próprio ICED, que é o verdadeiro responsável pelo atraso na entrega do documento de conclusão do Curso desses alunos.

Nenhum comentário: