sexta-feira, 18 de abril de 2014

EXISTE VIDA FORA DA TERRA???

Encontrado primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra

Publicado em 17/04/2014 - 16:43 por  | Comentar
  •  
  •  
  •  Enviar para o Kindle
Imagem: Nasa / Seti
Concepção artística do Kepler-186f, em órbita de sua estrela anã. O exoplaneta mede o equivalente a 1,1 diâmetros da Terra (cerca de 13 a 14 mil km) e dá uma volta completa em torno de sua estrela a cada 129,9 dias. Ele possui alternância entre dias e noites, pode ter água em estado líquido e está a 490 anos-luz do Sistema Solar  Imagem: Nasa / Seti
Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho semelhante ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que o torna habitável.
A descoberta reforça a possibilidade de encontrar planetas similares à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea, segundo uma equipe internacional de astrônomos liderada por um profissional da Nasa. O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira (17) da revista científica americana Science.
“O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida”, destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.
Considera-se que esta zona seja habitável porque a vida como a conhecemos tem possibilidades de se desenvolver naquele ambiente, segundo os pesquisadores. Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, “trata-de de um passo importante na busca para descobrir um exoplaneta idêntico à Terra”.
De acordo com o jornalista e blogueiro Salvador Nogueira, do “Mensageiro Sideral”, o exoplaneta tem, “praticamente o mesmo diâmetro da Terra — 1,1 vez o do nosso mundo. Até onde se sabe, ele é o quinto a contar de seu sol e leva 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela”.
Ele destaca ainda que “a estrela-mãe desse planeta é uma anã vermelha com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz daqui”. Nogueira acrescenta que “o planeta está suficientemente distante dela para não sofrer uma trava gravitacional”, ou seja, possui dias e noites alternadas.
Apesar de Kepler-186f estar a uma distância relativamente curta em termos astronômicos, a viagem até lá levaria 8,5 milhões de anos na Voyager 1, a nave mais rápida da Terra.
Com informações: AFP/ Mensageiro Sideral
Extraído do site Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: