terça-feira, 17 de setembro de 2013

OS MÉDICOS ESTRANGEIROS ESTÃO CHEGANDO

Ceará vai receber 28 cubanos no Mais Médicos

Redação Web | 17h32 | 16.09.2013

16 municípios do Interior receberão os profissionais

A 1ª etapa do Mais Médicos beneficiará mais 16 cidades cearenses com a chegada dos profissionais de saúde estrangeiros inscritos no programa do Governo Federal. Ceará vai receber 34 médicos com diplomas estrangeiros, sendo 28 cubanos, 3 espanhóis, 2 portugueses e 1 brasileiro formado no exterior. 

Médicos devem chegar aos municípios já na próxima segunda-feira FOTO: KID JÚNIOR
Os municípios cearenses que serão beneficiados são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1). Essa nova leva de profissionais já chegará a essas cidades na próxima segunda-feira (23).

2ª etapa tem mais municípios cadastrados
No total, a 2ª etapa contou com 4 mil municípios cadastrados, representando um aumento de 500 cidades em comparação à 1ª etapa. Nessa nova fase, se inscreveram 3016 médicos, segundoOdorico Monteiro, secretário de Saúde de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Do total de inscritos, 1414 são brasileiros e os profissionais de saúde estrangeiros são de 65 nacionalidades diferentes. Os médicos brasileiros devem chegar aos municípios já no próximo dia 1º de outubro. Quanto aos estrangeiros da 2ª etapa, a previsão é que eles chegarão no dia 4 do próximo mês.
Entretanto, antes de começar a atuarem dentro dos consultórios, os profissionais de outros países e intercambistas passarão, entre 7 e 25 de outubro, de um curso sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a medicina de atenção básica e língua portuguesa.
Willame Bezerra, presidente do Conselho de Secretarias de Saúde do Estado (Cosems), afirmou que o programa não é uma criação do Governo Federal, mas uma ação contínua que foi originada pela pressão de secretários de Saúde municipais de diversas cidades do Brasil.
Os médicos que pretendem participar da 2ª etapa do programa têm até o dia 18 de setembropara homologar as inscrições.
CRMs não poderão negar registro provisório
Os Conselhos Regionais de Medicina do País não podem exigir qualquer documentação diferente das definidas pela Medida Provisória (MP) 621/2013 e pelo Decreto 8040/2013 para liberar o registro provisório aos profissionais do programa "Mais Médicos".  (veja matéria completa)
As informações são da repórter Thays Lavor
Fonte da Infiormação Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: