sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

TIMÃO X CHELSEA


Final mais esperada

14.12.2012
Sem sufoco, Chelsea bate o Monterrey e será o adversário do Corinthians na decisão do Mundial de Clubes

Vitória dos ingleses em Yokohama foi construída sem sustos Foto: Reuters

Sem susto, sem sufoco, muito menos drama. Ao contrário do Corinthians, o Chelsea assegurou sua vaga para a final do Mundial de Clubes, no próximo domingo, impondo-se desde o princípio da partida. Rafa Benítez tinha mais medo do "jet lag" do que do Monterrey. Ontem, provou que estava certo. Em campo, não tinha o que temer. Com uma vitória tranquila por 3 a 1, o Chelsea ratificou a esperada decisão contra o Corinthians. Na história do Mundial, apenas uma vez um time de fora da Europa ou da América do Sul ficou ausente da final: o africano Mazembe, que em 2010 derrotou o Internacional na semifinal.

"Foi um bom jogo para nós, com ritmo acelerado, muita movimentação e gols bem trabalhados contra um rival organizado. Estou satisfeito", analisou o técnico espanhol dos Blues.

O jogo
O primeiro gol saiu cedo, aos 17 minutos, com Mata. Antes disso, Hazard e David Luiz já tinham ameaçado Orozco.

No começo do segundo tempo, com dois gols-relâmpagos do Chelsea (um de Torres e um contra, de Chávez), o placar já refletia a superioridade dos ingleses em campo - no fim, De Nigris fez o gol de honra dos mexicanos na partida.

Entre os brasileiros, David Luiz foi o destaque, atuando no meio. Oscar foi titular, mas só brilhou no lance do primeiro gol, quando tocou de calcanhar para a assistência de Ashley Cole. Ramires ficou no banco.

Barulho
Nas arquibancadas, a torcida do Chelsea, reforçada por milhares de japoneses, que abraçaram o time, nem precisou se agitar muito. Mais barulho fez a torcida corintiana, que também apareceu em número reduzido.

Mal acabou a semifinal, e jogadores e treinador do time de Londres já falavam do Corinthians, rival na decisão.

"Quero que a partida chegue logo. Tenho muita vontade de ganhar este título", disse o meia espanhol Mata, que declarou que essa era a final que todos queriam ver.

Mais assediado pelos brasileiros após o jogo, David Luiz afirmou que sua torcida pessoal não vai atrapalhar. "Nunca escondi que sempre fui corintiano, mas agora eu estou do outro lado da moeda, defendo minhas cores e dou a vida pelo Chelsea".

O jogador aproveitou para devolver a provocação de Emerson. Após a classificação corintiana, o atacante afirmou: "que venha o Chelsea". David Luiz respondeu ontem: "estamos aqui".

Após ver jogo, Tite admite mudanças Rafa Benítez minimiza presença de corintianos
O técnico Tite, do Corinthians, disse na noite de ontem que pode mudar o time titular que enfrentará o Chelsea domingo, pela decisão do Mundial de Clubes.

Emerson Sheik comemora junto com o peruano Guerrero o gol da vitória corintiana diante do Al Ahly. Após a partida de quarta-feira, ele afirmou: "que venha o Chelsea". Ontem, foi a vez de o zagueiro David Luiz responder à provocação

"A estrutura tática, não (será mexida). Mas podemos ter situações, fechar um lado maior e ter um jogador de velocidade no lugar de um armador, como aconteceu durante o jogo", disse, referindo às mudanças que fez contra o Al Ahly, quando lançou Romarinho e Jorge Henrique.

Os dois atacantes devem concorrer a uma vaga no time. Pelos sinais que o treinador deu durante sua entrevista coletiva, após a vitória do Chelsea, Douglas é quem deve perder seu lugar.

Para o técnico, o favoritismo agora está dividido, o que diminui a pressão que o time sentiu na estreia. "Quando se chega a uma final o fator favoritismo fica de lado. Vai ser um grande confronto", afirmou. "O jogo anterior era de forte responsabilidade, inclusive para retribuir o torcedor por essa mobilização", disse Tite, que acompanhou o duelo entre Chelsea e Monterrey.

Rafa Benítez minimiza presença de corintianos
A torcida do Corinthians se tornou um dos personagens do Mundial de Clubes da Fifa com a ida de 10 mil fãs do Brasil para o Japão, mas a influência que ela pode exercer na decisão deste domingo foi minimizada pelo espanhol Rafa Benítez, treinador do clube londrino.

Após a vitória por 3 a 1 sobre o Monterrey, o treinador do time inglês reconheceu que o clima na decisão pode ser adverso, mas ressaltou que os seus jogadores vão saber manter a concentração na partida.

"Espero que não. Todos os clubes brasileiros têm apoio massivo dos seus torcedores no Mundial", disse. "Estou feliz que tenhamos mil aqui. Não acho que faça tanta diferença, pode ajudar, mas estamos concentrados em conquistar o título para nossos torcedores, então não muda nada", completou.

Desempenho
Benítez ficou satisfeito com o desempenho da equipe diante do Monterrey e avaliou que o Chelsea deixou o jogo com muitos aspectos positivos a comemorar.

"O time teve um ritmo forte, fez um grande jogo, com belos gols. Foram várias coisas positivas para nós, estou muito satisfeito com o desempenho da equipe", disse.

Um desses aspectos positivos, para Benítez, foi o desempenho do atacante Fernando Torres. O espanhol é seguidamente questionado, mas fez um dos gols da vitória sobre o Monterrey. Assim, ele está com cinco gols marcados nos últimos três jogos.

"Ele está se sentindo bem, com mais confiança. Continuando a jogar neste nível, ele vai continuar marcando gols. O time se saiu bem e o Fernando fez parte disso", completou.

Mesmo em viagem, Lula segue Mundial
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva torceu para uma vitória do Monterrey, nesta quinta-feira, contra o Chelsea, e afirmou que acreditava que o time mexicano poderia surpreender.

Em turnê pela Europa, Lula tem feito questão de acompanhar o Corinthians no Mundial.

Na última quarta, assistiu aos últimos sete minutos do jogo do Corinthians contra o Al Ahly, no intervalo do evento que o brasileiro organizou em Paris. Segundo assessores, Lula ficou feliz com o resultado e insistia que o importante era "estar na final".

Ontem, em Barcelona, assistiu em seu quarto de hotel a um trecho do jogo do Chelsea, enquanto o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe Gonzalez passava por um chá de cadeira esperando para almoçar com ele. 
Fonte da informação Diário do Nordeste

Nenhum comentário: